Fantasias sexuais: o lado sombra

Retiro Tao Tien

No grupo de homens que fizemos neste último final de semana (23-25/05), no Retiro Tao Tien http://www.taotien.com.br, em Extrema-MG, um tema que apareceu com muita intensidade foi o da sombra e seus efeitos sobre nossa vida sexual. Um equívoco comum de gente envolvida com meditação é a falsa noção de “buscar a luz”, em oposição à vida na escuridão do stress cotidiano, como se fosse possível eliminar uma ao se direcionar para a outra.

Na realidade, boa parte das práticas meditativas procura nos “trazer para o presente”, “conectar com o coração”, permitir o “desabrochar da compaixão”, e, de fato, meditações dinâmicas e o posterior e simples sentar-se em silêncio têm a capacidade de sintonizar o indivíduo com estes aspectos mais sutis — e, portanto, mais nobres — de sua psique. No entanto, neste nosso plano de existência onde a dualidade é inerente ao habitar um corpo físico, é impossível a existência de luz sem escuridão: uma não existe sem a outra. Uma boa imagem é a de um dia nublado, em que sua sombra praticamente não aparece. Surge o Sol por detrás das nuvens e, pronto!, com ele a sua sombra, tão mais marcante quanto mais intensa for a luz do Sol.

Assim, focar em práticas “amorosas”, “compassivas”, objetivo de certos tipos de meditação, tem o falso efeito de empurrar o sujeito para a luz e afastá-lo da escuridão. Falso porque, sem o reconhecimento da existência da sombra, da necessidade de seu acolhimento e posterior integração, as práticas de luz tornam-se frágeis como um gigante de pés de barro, e as manifestações da sombra “vazam” na forma dos chistes, da inveja mal disfarçada, da “concorrência espiritual” (“eu sou mais iluminado do que você”) e de todo tipo de mesquinharia que parece ser infelizmente a regra nas assim chamadas “comunidades espirituais”. Ou você mesmo não conhece algum meditador full of shit? Aquele sujeito que “se acha” superior aos demais? Esse comportamento é um reflexo típico de aspectos da sombra que, ignorada, pilota sua vida sem que você se dê conta.

O sexo é um dos campos onde isso se manifesta de forma flagrante. Para o homem, pode aparecer como o típico caso do sujeito que não consegue fazer com a própria esposa aquilo que sonha (ou, pior, FAZ) com uma puta. Para a mulher, por outro lado, o lado sombra às vezes se traduz na substituição de uma noite de “sexo divino” por mais chocolate e sapatos novos…

Quanto mais intensas suas práticas “luminosas” e de “transcendência”, tanto mais necessárias as práticas que ampliam a sua fluência no lado sombrio.

Explorar as suas fantasias sexuais, trazê-las para o seu nível consciente e, por que não?, realizá-las em determinados casos tem o efeito benéfico de integrar os aspectos de sua sombra em sua vida desperta, com um potencial benefício para todos à sua volta.

Indicações de como fazer isso deve ser tema de um próximo post.

Um Comentário

  1. Tiffani Gyatso

    Sexo começa na carne, no cheiro, nos sentidos animais… quando ele é ‘despertado’ vibrando por todos os poros, ele abre algumas ‘portas’ que nenhuma outra atividade poderia abrir tao inesperadamente – quando entregue e quando notavelmente o corpo é usado como um veiculo e nao um ‘fim’ – ha de se esperar um outro despertar… . E de ‘la das sombras’ ele pode experenciar tal extase que tudo se transforma em luz (seja como isso for definido, rsrs… tbem para proximos blogs…)… “o bicho” é o estopim para chegar as alturas… quem nao for fundo, nao vai alto…

  2. Budismo Uruguay

    Creo que se confude el “materialismo espiritual”, con algunas practicas que de hecho estan hechas para “apartar” a las personas de la “oscuridad” y dejar que se manifieste la luz de nuestra naturaleza primordial. Llamese Tonglen, Metthabhavana, Shamatha, Vajrasattva etc etc. Saludos cordiales.

Deixe um comentário